segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Entrevistas e Depoimentos

ENTREVISTA COM A PROFESSORA FÁTIMA URPIA

Coordenadora do Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Bahia

1. Qual a importância da Educação de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento da Região Sudoeste da Bahia

No Estado há o Programa Todos pela Alfabetização - Brasil Alfabetizado. O Programa têm a intenção de alfabetizar jovens e adultos. Está estruturado com base nas resoluções relativas ao Programa Brasil Alfabetizado, embora tenham configurações diferenciadas, a exemplo da carga horária relativa à Formação Inicial dos Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas e Intérpretes de Libras, que, no TOPA, tem a carga horária de 60 horas. Os livros do alfabetizador e do alfabetizando também são diferentes. É possível acessar o PPAlfa relativos a esses Programas no site do MEC para saber mais sobre a estrutura e funcionamento.

2. Qual o papel da Educação de Jovens e Adultos na erradicação do analfabetismo na cidade de Itapetinga e a sua importância para o desenvolvimento deste município?

A Educação de Jovens e Adultos conforme a Declaração de Hamburgo, decorrente da V Conferência Internacional da Educação de Adultos - V CONFINTEA “ torna – se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto conseqüência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. (...) é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de ser um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça." Assim, poderíamos afirmar que essa intencionalidade se aplica ao Brasil e, conseqüentemente, a região sudoeste da Bahia.A VI CONFINTEA será realizada, pela primeira vez na América Latina, no Brasil, em Belém, capital do Pará em maio desse ano. Essa Conferência reunirá cerca de 170 Chefes de Estado tendo como foco a Educação de Adultos em todo o planeta. A Conferência ocorre, em média, de 12 em 12 anos e discute, desde 1949, a importância de ações voltadas para a educação de adultos. A última Conferência aconteceu em 1997, em Hamburgo, na Alemanha..

3. Qual o papel do Fórum de Educação de Jovens e Adultos para a Bahia

A Educação de Jovens e Adultos deve ser compreendida como um Direito e um Dever do Estado. Nesse sentido, o caráter de suplência - de suprir necessidades daqueles que não tiveram acesso à educação na “idade própria” – deve ser eliminado. Não há uma idade própria para aprender - a infância, a adolescência, a juventude e a adultez - são tempos de aprender. Aprendemos ao longo da vida, aprendemos por toda a vida. Nasceu, diz Bernad Charlot, “o homem está fadado a aprender”. Precisamos falar em elevação do nível de alfabetismo das pessoas e não em erradicação do analfabetismo. Não há analfabetos absolutos em uma sociedade regida pela leitura e pela escrita. A EJA, portanto, deve se constituir como um direito de todos os jovens, adultos e adultos idosos e, portanto, um dever do Estado. O acesso às liberdades substantivas, dentre elas, à leitura e a escrita da palavra deve ser garantido a todos os sujeitos como algo importante para uma vida digna.

4. Qual a finalidade do Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Bahia

O Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Bahia se constitui como uma ação coletiva em prol da universalização do direito à educação para os todos os jovens, adultos e adultos idosos. Nesse sentido, o Fórum, em uma sociedade regida pela lógica do capital – caracterizada pela exploração do homem pelo homem - pode se constituir em um espaço de luta por uma sociabilidade em que não seja preciso lutar pelo direito a ter direitos.

Maria de Fátima Mota Urpia

Coordenadora do Fórum EJA - Bahia

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ENTREVISTA Profª Marialda da Silva Brito -Coordenadora Geral Administrativa do Projeto Todos pela Educação -TOPA-UESB

1. Como você define o Programa Todas pela Educação - Topa?

O Topa - Todos pela Alfabetização, é um programa do governo federal voltado a educação de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola e portanto não sabem ler e escrever.

Trata-se de capacitar pessoas para serem alfabetizadores em vários municípios do país. Estas pessoas após receberem a formação do programa, formarão classes de pessoas a serem alfabetizadas sob coodenação das secretarias dos seus municípios e de outras pessoas que também são capacitadas para coordená-los dentro do próprio programa

Qual a importância do Programa Topa para o Desenvolvimento da Região Sudoeste?

O Topa é muito importante para a nossa região, uma vez que contribue para minimizar os níveis de analfabetismo entre jovens e adultos em vários municípios do nosso nosso estado e como também do sudoeste baiano.

Qual o papel do Topa na erradicação do analfabetismo na cidade de Itapetinga e a sua importância para o desenvolvimento do município?

O propósito é este: procurar erradicar o analfabetismo em todo município onde o programa atua. Obviamente tal fato só contribue para o desenvolvimento de qualquer município através deste objetivo principal, pois a educação é um elemento de desenvolvimento.


DEPOIMENTO SOBRE O
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

“A leitura do mundo todos nós temos, mas a leitura da escrita não. É preciso mudar esse cenário e isso é um desafio de todos nós e não apenas do governo”.

Abel Rebouças

Reitor da Uesb, na abertura do programa governamental Todos Pela Alfabetização (Topa)

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Bahia faz parte de uma política compensatória, porque estas pessoas tiveram seus direitos negados quando deveriam ter freqüentado a escola. Por isso, o trabalho com esse aluno precisa ser diferenciado, para que se dê de forma integral e venha a contemplar os seus objetivos e expectativas.

O olhar da Educação de Jovens e Adultos não deve estar voltado meramente para o mercado de trabalho mas também para o seu desenvolvimento enquanto ser humano e cidadão.

Ivanilde Teixeira

Professora

É uma oportunidade muito grande ter uma escola para a Terceira Idade em Itapetinga. Ela trouxe grande vantagem. Traz esclarecimento sobre a leitura. Hoje eu e várias pessoas já aprendemos a fazer o nome, já estamos lendo. Soube até de gente que já arranjou emprego porque estudou em uma escola para gente adulto.

Foi um ano de participação onde tive a oportunidade de conhecer o computador, porque hoje nós também não podemos viver sem a internet.

Dona Silvina Pereira

Aluna da Escola Batista de Itapetinga – 84 anos

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