segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Objetivos

O presente trabalho apresenta como objetivo contribuir para ampliar a reflexão sobre o significado e o alcance da Educação de Jovens e Adultos - EJA , no município de Itapetinga, na Bahia e a sua importância para o desenvolvimento sócio-econômico deste município. Este objetivo por si só já demonstra a educação na perspectiva da emancipação e da transformação social, pois para transformar a realidade social e econômica de uma região, a concepção de educação precisa ser emancipatória, na perspectiva da formação do cidadão consciente e crítico capaz de participar do processo de transformação da sociedade e à construção de estratégias de desenvolvimento social e econômico.

Para a realização deste trabalho apresento outro objetivo, mais particular, que por sua associação com o desenvolvimento social do município servirá de subsídio para elaboração do projeto de tese que pretendo realizar sobre o município de Itapetinga no doutorado em Planificación Territorial Y Gestión Ambiental em convênio Universidade de Barcelona e com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Este estudo tem como referência metodológica, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa empírica. Na medida do possível mantive contato com professores que coordenam cursos de Educação de Jovens e Adultos na esfera Federal, Estadual e Municipal, em especial a Diretoria Regional de Educação – Direc 14, a Secretaria Municipal de Educação, além das Universidades, como agências formadoras dos educadores e gestores em EJA. Foram realizadas entrevistas com os sujeitos que lidam diretamente com a Educação de Jovens e Adultos no nosso município (gestores, professores e educandos).

0 Comentários: